Amigos depois de ler em dois blogs (Além do Vinho e Vinho sem Frescuras) sobre este tal "Decanter de espumantes", senti que poderia e deveria dar minha opinião. Segue abaixo texto (copiado) que explica o funcionamento do dito decanter:
“Estranho para uns, polêmico para outros, inútil para terceiros. Mas ele existe, sim. E é usado como na foto acima. Utiliza-se um decanter para aumentar a área de oxigenação, assim “arrumamos” um vinho que se encontra fechado e com redução de oxigênio por longo tempo. Vinhos tranquilos, brancos e tintos com mais de 05 anos de garrafa, sempre é recomendável a utilização deste auxiliar no serviço do vinho.No champagne muito antigo visa-se o mesmo efeito. Não é para perder as bolinhas, o famoso perlage ou colar de pérolas, mas sim dar um medido “susto” de oxigenação no champagne que se encontra fechado tem tempo.Uns podem achar estranho outros um sacrilégio, mas é usado ainda na França.Tanto é verdade que a empresa Riedel, mestra e única na arte de fabricar taças e decanter para os vinhos já produziu um especialmente para estes casos.” (ver abaixo)
Resumo da missa: acho que fazer isso com um espumante é simplesmente remover as características que ele possui. Um espumante tem nas borbulhas (gás carbônico) seu charme de vários séculos... Muito estudo e trabalho foi desenvolvido para ser estragado assim. Mas cada um sabe de si.
Saludos e bons vinhos
Alexandre Frio