Amigos, frente a proximidade da minha viagem para as regiões vinículas da França (Champagne e Borgogne), tenho me interessado pelo lugar mais que o normal... abaixo uma notícia interessante sobre a safra na Borgogne, vamos ver em que pé vai estar na minha visita, espero que a geada não maltrate estas belezas!
Saludos e bons vinhos
Alexandre Frio
Começo de primavera quente fez com que o ciclo dos vinhedos avançasse
Depois de um 2013 muito frio, que atrasou o crescimento das vinhas de diversas regiões na França, o tempo mais quente deste começo de primavera deixa os produtores da Borgonha – que sofreram com geadas e tempestades no ano passado – mais animados. Devido ao calor, o ciclo de seus vinhedos está adiantado em duas semanas.
Por essa razão, produtores da Borgonha, especialmente de Côte d’Or, estão esperando por uma colheita mais produtiva para este ano. “Precisamos de uma grande colheita este ano. Precisamos repor nossos estoques”, afirmou o gerente de exportação da Pascal Bouchard, Emmanuel Guiroy.
No entanto, o temor atual dos proprietários é com relação à geada tardia que deve começar entre o fim de abrir e durar até meados de maio, pois ela pode ser responsável pela morte dos bulbos emergentes e, consequentemente, fazer com que a colheita seja reduzida. ”Nos últimos três anos, perdemos, efetivamente, uma colheita inteira”, contou a gerente de comunicação da Bouchard Père et Fils, Anne Leroy- Baroin.
A maioria dos produtores confessa estar preocupada com esses possíveis perigos e está consciente das precauções que devem ser tomadas. “Nós só precisamos ser vigilantes”, afirmou a co-proprietária do Domaine Alain Geoffroy, Nathalie Geoffroy.
Fonte: Revista Adega
domingo, 30 de março de 2014
sábado, 29 de março de 2014
El Enemigo que quero como amigo!
El Enemigo Malbec - 2008
Adrianna Catena & Alejandro Vigil
Adrianna Catena & Alejandro Vigil
Amigos a bastante tempo estou esperando para degustar este Malbec. Como poderão perceber abaixo a experiência foi muito boa. Este vinho é um projeto de Alejandro Vigil, enólogo da Catena Zapata, só poderia sair coisa boa....Vamos aos fatos!
Cor: vermelho bordô intenso, excelente brilho e limpidez boa densidade, um vinho de encher os olhos.
Aroma: aromas especiados, notas de ameixa, madeira perceptível, chocolate e baunilha aparecem no aroma. Uma festa para os sentidos, grande complexidade, um vinhaço!
Boca: um vinho untuoso, com entrada doce, e taninos equilibrados, muita fruta em boca, excelente permanência, um grande vinho, entra com certeza para os meus TOP 10 provados na Argentina.
Pontuação: 91 pts
Saludos e bons vinhos
quarta-feira, 26 de março de 2014
Santo ofício... amém...
Amigos encontrei essa reportagem da Revista Adega (e outros blogs também) e achei muito interessante...
Saludos e Bons vinhos
Alexandre Frio
Vaticano tem o maior consumo de vinho per capita do mundo
Saludos e Bons vinhos
Alexandre Frio
Vaticano tem o maior consumo de vinho per capita do mundo
Já parou para tentar descobrir qual país consome uma maior quantidade de vinho per capita? Você provavelmente irá descartar os Estados Unidos, pois, apesar de ser o maior mercado, também tem uma população enorme, ou seja, proporcionalmente acaba-se diluindo os valores per capita.
Então, talvez seja a França, ou a Espanha ou, quem sabe, Itália? Não. Pense em uma porção territorial bem menor, pois, no fim, parece que o tamanho conta quando se analisa um tema como este. Então, é a Cidade do Vaticano que lidera a pesquisa. A cidade-estado, dentro de Roma, consome uma média de 74 litros de vinho por pessoa no ano, de acordo com a lista divulgada pelo Instituto de Vinho da Califórnia. Isso representa quase 105 garrafas consumidas na terra do Papa Francisco ao ano pelos meros 800 habitantes locais.
O segundo país da lista é o diminuto Luxemburgo, com 56 litros per capita ao ano. Na mesma lista, os franceses vêm em quinto lugar, com uma média de 45,6 litros de vinho por pessoa a cada ano. A Itália, em nono lugar, consome a modesta marca de 37,6 litros per capita. E os Estados Unidos? Apenas 10,5 litros por pessoa.
Abaixo uma lista com os primeiros 10 colocados
1º
– Vaticano - População: 836 – Litros per capita: 62,2
2º
– Andorra - População: 85.082 - Litros per capita: 50,69
3º
– Luxemburgo – População: 509.074 – Litros per capita: 49,11
4º
– Ilha Norfolk – População: 2.182 – Litros per capita: 46,29
5º
– França – População: 65.630.692 - Litros per capita: 45,61
6º
– Eslovênia - População: 1.996.617 – Litros per capita: 44,98
7º
– Portugal - População: 10.781.459 - Litros per capita: 42,20
8º
– Suiça – População: 7.655.628 – Litros per capita: 37,88
9º
– Itália – População: 61.261.254 – Litros per capita: 37,63
10º
- Saint Pierre e Miquelon – População: 5.831 – Litros per capita: 35,67
Fonte: Revista Adega
Continua o treino nos Pinots...
Viniterra Pinot Noir - 2008
Bodegas Viniterra
Bodegas Viniterra
Amigos, continuando o treino para a Borgonha, segue mais um pinot. Peço desculpas por ter estado distante do Blog em Março... vamos retomar o ritmo agora!
Vamos aos fatos.
Cor: um vinho com baixa intensidade e de um vermelho rubi característico dos Pinots, reflexos telha/ tijolo denunciando a idade.
Aroma: com muita fruta vermelha, notas adocicadas de frutos cristalizados, figo, um pouco especiado no final do nariz.
Boca: um vinho redondo, com sinais de evolução, macio e de boa permanência. O retrogosto de fruta deixa este Pinot ainda mais atrativo, recomendo e voltarei a comprar.
Aroma: com muita fruta vermelha, notas adocicadas de frutos cristalizados, figo, um pouco especiado no final do nariz.
Boca: um vinho redondo, com sinais de evolução, macio e de boa permanência. O retrogosto de fruta deixa este Pinot ainda mais atrativo, recomendo e voltarei a comprar.
Pontuação: 85 pts
Saludos e bons vinhos
Assinar:
Postagens (Atom)