terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dupla faz volta ao mundo temática provando vinhos em 92 países

   Amigos, encontrei essa reportagem do final de Dezembro no G1 e achei interessante compartilhar... essa viagem que estes caras fizeram é o sonho de muito enófilo, espero que gostem, saludos e bons vinhos.

Alexandre Frio

Franceses pretendem visitar todos os países produtores de vinho do mundo. Ideia é fazer inventário global da bebida; eles acabam de passar pelo Brasil.




    Dois franceses estão dando a volta ao mundo com um objetivo tão ambicioso quanto invejável: visitar todos os países produtores de vinho do planeta -- e, é claro, provar a bebida em todos esses lugares.
   Jean-Baptiste Ancelot, de 29 anos, e Ludovic Pollet, de 27, partiram em janeiro de 2014 para a jornada de três anos por 92 países, na qual devem visitar 1.500 vinícolas e provar mais de 15 mil vinhos diferentes. O projeto foi batizado de Wine Explorers (exploradores do vinho) e já passou por 23 países. O primeiro ano de viagem foi encerrado no Brasil, de onde acabam de partir, após passar três semanas.

    A ideia deles é fazer um “inventário” global do vinho e lançar livros sobre o tema quando tiverem completado todos os destinos. Enquanto isso, narram a viagem em tempo real em sua página no Facebook e em um blog.

No Brasil:

     No itinerário, os "exploradores" incluíram tanto países com fama consagrada na área – como Itália, África do Sul e sua terra natal, a França – quanto outros considerados “exóticos”, como Etiópia e Namíbia. O Brasil se inclui neste segundo grupo. “Na Europa, quando pensamos no Brasil, pensamos em futebol, em samba, mas não se fala de vinho”, diz Jean-Baptiste.




     Por aqui, os dois franceses passaram um tempo na Serra Gaúcha, especialmente no Vale dos Vinhedos, visitando vinícolas e participando de degustações.
Dizem que ficaram surpresos com o que encontraram. “Vimos que há toda uma indústria vinícola e provamos alguns vinhos de alta qualidade. Não só espumantes [pelos quais o Brasil é mais conhecido], mas provamos alguns tintos 'top' também”, afirma.
Para ele, o solo brasileiro tem um potencial que lembra o do norte da Itália. Sua ideia é voltar ao Brasil dentro de alguns anos, para acompanhar o desenvolvimento do mercado. "Queremos encontrar de novo as pessoas, ver como o vinho brasileiro evoluiu. Acho que tem muito potencial", diz.

    Eles já chegaram a provar 19 vinhos diferentes em apenas uma manhã – foi na África do Sul, em uma degustação que começou às 8h. Na maioria das vezes, aliás, eles não engolem a bebida, mas cospem depois de tomá-la.
“Não bebemos vinho todo dia. Quando você ama algo, não deve fazer diariamente, ou deixa de ser uma paixão e vira uma obrigação”, diz.

    O projeto tem alguns patrocinadores ligados ao mundo do vinho, que custeiam cerca de um terço da jornada. De tempos em tempos, os dois procuram novos parceiros para custear o restante da viagem. Mas eles garantem que vão finalizá-la de qualquer maneira. “Somos os primeiros a fazermos esse inventário global de todos os países produtores de vinho. E estamos falando de uma bebida que une as pessoas no mundo todo. Quando estou desanimado, penso nisso. É o que me dá energia para continuar”, diz Jean-Baptiste.

Fonte: Portal G1

2 comentários:

  1. cara se estiveres com tempo pesquisa como podemos acompanhar a viagem pelas redes sociais, certamente eles estão postando alguma coisa todo tempo... daí me manda que eu to com preguiça de procurar...

    ResponderExcluir
  2. tinha um link no post... segue http://www.wine-explorers.net/

    ResponderExcluir