terça-feira, 30 de abril de 2013

Novidade chegando...

Amigos, vou inaugurar uma nova fase no blog... reconheço que tenho dedicado menos tempo que o necessário para o Entre Vinos Y Charlas, vou me esforçar para trazer mais dicas, notícias e informação deste fantástico mundo para vocês.

O que muda nesta nova fase?
A forma de descrição do vinho vai mudar, vou acrescentar o elemento Harmonia, também vou começar a pontuar os vinhos, e desta forma tentar colocar um pouco mais de ciência no "trabalho".

No próximo post vou referenciar as Garrafinhas já conhecidas com os pontos, assim teremos uma forma visual e para os mais chegados aos números os pontos... aguardem.

Saludos e bons vinhos!

Alexandre Frio

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mais um Malbec pra coleção...

Ramanegra Malbec 2011
Bodegas Casarena



Este é um vinho que descobri em uma pequena loja de vinhos aqui de Rosario, Gostei muito e recomendo. Segue o site da bodega para mais informações: www.casarena.com

Saludos e bons vinhos!

Cor: vermelho rubi, de média intensidade, brilhante, lágrimas ligeiras e em grande quantidade, linha d´ água evidente.

Aroma: muita fruta, notas amadeiradas, amora, frutas passas

Boca: começa doce e frutado, pouco picante, com ótima permanência acidez bastante equilibrada.

Percepção: um vinho muito bom e fácil de beber, na minha humilde opinião ótimo custo benefício, paguei $60,00 pesos e acredito que acho mais barato, mesmo a $60,00 ta muito honesto este vinho.

Degustado por: Alexandre & Raquel

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Degustando o Malbec World Day


     Olá amigos, como já publicamos aqui no Blog dia 17/04 é o dia escolhido para celebrar, na Argentina e em outros países, o Malbec World Day, relembre o post.
     Uma data importante dessas para o mundo do vinho não poderia passar em branco, sendo assim reunimos alguns amigos aqui para celebrar, ou melhor DEGUSTAR, o dia mundial do Malbec. Agradecemos a visita dos amigos: Jardel,  Hector e Luly, Cristian e Daiana, Uelington e Caro... obrigado pela companhia e por terem trazidos os anfitriões da noite, los vinos!



     O acompanhamento aos Malbecs foi feita por uma bem elaborada tábua de frios montada por  minha mulher Raquel...



     Vamos aos fatos: como cada um trouxe uma garrafa fizemos uma pequena degustação e votação para eleger o "grande vencedor da noite", o resultado foi o seguinte:

1º D. V. Catena - Cabernet-Malbec 2010
Bodega Catena Zapata

2º Trumpeter Malbec 2011
Bodega Rutini Wines

3º Callia Magna Terroin Selection Malbec 2010
Bodegas Callia

4º Emilia Malbec 2011
Bodega Nieto Senetiner

5º El Supremo Malbec 2012

1º ao 5º lugar da esquerda para a direita 

      Ironicamente o ganhador foi um Cabernet-Malbec, pode-se dizer que o penetra na festa dos varietais roubou a cena!


Saludos e bons Vinhos

Alexandre Frio


sábado, 13 de abril de 2013

Salmão + Sauvignon Blanc que tal?

Fond de Cave Reserva Sauvignon Blanc 2011
Bodegas Trapiche



   O famoso Fond de Cave da Trapiche é um velho conhecido meu nas suas versões tintas, agora descobri esse branco de fundamento.O que mais me impressionou foi que, mesmo dois dias depois de aberto as propriedades aromáticas permaneceram, bela surpresa. Um Sauvignon Blanc que passa em parte 9 meses por barricas de carvalho.
   Esse Sauvignon Blanc acompanhou um Salmon Rosado muito bem feito pela minha mulher Raquel...




Saludos e bons vinhos!

Cor: amarelo palha com reflexos esverdeados, muito límpido e brilhante.

Aroma: aromas cítricos clássico dos brancos, uma presença intensa de abaxi bem doce, chega a dar água na boca

Boca: tem uma doçura inicial, acidez bem equilibrada, fácil de tomar e com permanência moderada.

Percepção: um branco que recomendo, redondo, fácil de beber. Muito bom.

Preço/onde comprar: não lembro o valor que paguei, mas recomendo.


Degustado por: Alexandre & Raquel

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cafayate Argentina...

Já tinha ouvido falar no tal Torrontés de Cafayate e achei interessante a reportagem abaixo, a qual reproduzo fragmentos aqui para vocês. 
cepa não minha branca favorita e ainda busco um grande Torrontés aqui pela Argentina, mas enquanto isso vamos lendo, aprendendo e provando na medida do possível.

Saludos e bons Vinhos
Alexandre Frio


Rota dos vinhos de altura eleva o nome de Cafayate

Clima quente, visuais incríveis, povo hospitaleiro e uma boa taça de vinho traduzem o espírito de Cafayate. Situada na região central dos Vales Calchaquíes, na província de Salta, a cidade de 15 mil habitantes ficou famosa por seus rótulos de altura, especialmente o branco feito com a uva torrontés - de origem incerta, mas considerada autóctone.
Localizada a 190 quilômetros da cidade de Salta e a 1.700 metros acima do nível do mar, Cafayate representa apenas 2% da produção vinícola do país - Mendoza é responsável por engarrafar 80% do vinho argentino. Apesar do volume pequeno, o local se tornou um importante polo na produção da bebida, de azeitonas e de azeite de oliva. Isso tem atraído muitos turistas dispostos a percorrer a Rota do Vinho.
O trajeto inclui tanto fincas pequenas e familiares quanto propriedades enormes, com moderna infraestrutura de produção. Um bom exemplo é a Bodega Etchart. Fundada em 1850 e comprada pela gigante Pernord Ricard em 1996, a Etchart tem uma produção anual em torno de 9 milhões de garrafas e recebe, em média, 40 mil turistas por ano.
Outras vinícolas que merecem a visita são a Bodega El Esteco, com 400 hectares de vinhedos, e a Finca Las Nubes, comandada pelo enólogo José Luis Mounier e sua mulher, Mercedes. Além de fazer visitas guiadas, provar e comprar os vinhos, também é possível agendar almoços, participar de cursos e até da festa da vindima, em março.
O clima desértico, com dias quentes e noites frias, favorece o cultivo da emblemática uva da região, a torrontés. É justamente a variação térmica que faz com que as uvas concentrem mais açúcar, sabor e aroma. No copo, o resultado é um vinho branco leve, frutado e floral, com pouca acidez, para ser bebido fresco, acompanhando as empanadas e queijos da região.
Para acompanhar os vinhos, os moradores recomendam os queijos de cabra. Os melhores são fabricados na fazenda Cabras de Cafayate. Antes da ordenha, as cabras são preparadas por 40 minutos, ouvem música clássica para relaxar e são alimentadas com casca de uva, milho e sementes de alfarroba.


terça-feira, 9 de abril de 2013

90% Malbec

Nicasia Red Blend 2010
Bodegas Catena Zapata



   Em comemoração ao dia Mundial do Malbec (17 de Abril), vamos de Malbec Argentino? Este Nicasia é quase um varietal, 90% Malbec, 6% Cabernet e 4% Petit Verdot, mais uma boa experiência da Bodega Catena Zapata

Saludos e bons vinhos!

Cor: intensidade média, de um vermelho grená, quase violeta, característico da cepa.

Aroma: frutas vermelhas maduras, especiarias como pimenta, madeira discreta mas presente...

Boca: começa com o doce da fruta na boca, e tem uma adstingencia leve, excelente equilibrio na acidez, muito fácil de beber mas não chega a ser ligeiro.

Percepção: um vinho muito bom e fácil de beber, na minha humilde opinião ótimo custo benefício.

Preço/onde comprar: Paguei justos $57,00 pesos Argentinos, no Brasil não encontrei em lojas virtuais


Degustado por: Alexandre & Raquel


Muchas Gracias...

Amigos, este post é somente para agradecer os acessos e a participação de todos...
Ultrapassamos os 3000 acessos. Para um blog pouco conhecido e escrito por um leigo curioso me parece bom... vamos nos esforçar para melhorar cada vez mais!




Saludos e bons vinhos
Alexandre Frio

Malbec World Day

Um dia, uma celebração, uma estrela global!

    A primeira edição, do Malbec World Day realizou-se no dia 17 de abril de 2011. Nessa ocasião levaram-se a cabo mais de 72 eventos em 45 cidades de 36 países.

    A enorme transcendência internacional que o Malbec World Day conseguiu em cada uma de suas edições foi também graças ao apoio do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação Argentina. Mais de 40 representações da Argentina ao redor do mundo desempenham ano após ano um papel fundamental na repercussão que o Malbec World Day provoca na mídia internacional.
    Em 17 de abril de 2012, em sua segunda edição, realizaram-se mais de 142 eventos em 68 cidades de 43 países ao redor do mundo. Os festejos chave realizaram-se em Nova York, Washington, Los Angeles e Seattle em USA; Ottawa, Toronto, Victoria e Vancouver no Canadá; Reino Unido, Holanda, Colômbia, Peru, México, Brasil, Costa Rica e Buenos Aires (Argentina).
     Com relação à edição 2012 do Dia Mundial do Malbec, Alberto Arizu, presidente de Wines of Argentina disse: “tivemos muito boa repercussão de todos os eventos realizados.Como exemplo podemos mencionar que em 17 de abril fomos “trending topic” no Twitter, na Argentina; obtivemos mais de 1.000 notas nos principais meios do mundo, duplicando a repercussão da imprensa do ano anterior. Também se somaram com promoções in store centenas de lojas na Europa (Reino Unido e Holanda), Peru e Colômbia. O planeta inteiro esteve falando de nossos vinhos e isto nos enche de orgulho.”

Fonte: http://www.winesofargentina.org/pt/malbecworldday/

Mais informações sobre eventos no Brasil: http://www.malbecworldday.com.br/

Saludos e bons vinhos
Alexandre Frio