domingo, 19 de maio de 2013

Direto da França...

La Chapelle d'Escurac 2009
Château d'Escurac


      Amigos, este vinho que apresento hoje veio na mala da nossa ultima viagem, sim isso mesmo um Bordeaux direto de Paris. Não sou grande conhecedor de vinhos, principalmente dos vinhos do velho mundo mas este Bordeaux, corte de Merlot e Cabernet Sauvignon, realmente agradou meu paladar. Pesquisei um pouco sobre o Châteu, ele fica em Bordeaux mais precisamente no Médoc, veja mais sobre o Châteu no link abaixo: http://www.chateaudescurac.com/.

      Sobre a região de Médoc da qual provém o vinho deste post consegui algumas informações que reproduzo abaixo:
     "Médoc fica no banco ao lado esquerdo do rio Gironde e lado Garone. Ao sul a cidade de Bordeaux, a oeste o Oceano Atlântico, a leste os rios Gironde e Garone, ao norte o encontro do Atlântico com o rio Gironde.
    Médoc tem no seu rico solo um dos seus segredo. Como disse acima a drenagem do mar nestas charnecas fizeram com que aparecesse o solo cascalho e pedras ricas em sedimentos. Depois o clima constante, mesmo estando perto do Atlântico, portanto poderia estar sujeito aos humores do tempo, por ser um clima marítimo, Médoc fica entre duas massas de água, O mar e o estuário do Gironde. Os ventos do fortes vindos do mar são freados pela floresta que serve de anteparo e proteção dos vinhedos. As duas massas de água (mar e rio) criam condições ideais para a circulação do ar afastando os fungos e doenças que poderiam vir nos verões quentes e úmidos.
     As uvas plantadas com sucesso no Médoc são: A Cabernet Sauvignon é a principal uva do Médoc. O solo pedregoso e úmido traz as condições ideais para o desenvolvimento desta casta. Experimentar um bom exemplar de Médoc com a Cabernet Sauvignon é ver até onde chega esta casta.
     A Merlot é parceria ideal para a Cabernet Sauvignon nos vinhos do Médoc. Confere a eles elegância e aormas, suavizando e conferindo sedosidade aos taninos da Cabernet Sauvignon. Em menor quantidade a Cabernet Franc e a Petit Verdot."

Alguns detalhes do rótulo e da rolha você pode ver abaixo, este vinho ganhou Medalha de Bronze em um concurso: "Concours de Bourdeaux 2011"

 


Bom, agora chega de conversa e vamos aos fatos!   

Cor: de um vermelho grená muito brilhante, com média intensidade, lagrimas separadas e lentas, de encher os olhos.

Aroma: no aroma temos uma explosão de frutas vermelhas, e também notas de pimenta negra e especiarias. Tabaco pode ser percebido também, ou seja, uma complexidade muito interessante.

Boca: entrada tranquila, com taninos fortes, um vinho vivo com uma acidez deliciosamente marcada. A fruta percebida no aroma se expressa muito bem também em boca.

Harmonia: com taninos fortes e acidez bem marcada ele harmoniza perfeitamente com os aromas de fruta, se completam e equilibram muito bem.

Pontuação: 91 pts

Saludos e bons vinhos!
Degustado por: Alexandre & Raquel



Nenhum comentário:

Postar um comentário