quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cata en Rosario - Bodega del Centro

   Amigos este vai ser um post um pouco diferente, no ultimo dia 1º de novembro fui convidado para uma degustação em uma bodega (loja de vinhos) aqui de Rosario, que eu frequento e levo seguido amigos para comprar algum vinho quando estão por aqui.
Primeiro vamos ao título do post: Cata?? Este é o termo utilizado por aqui para este tipo de evento, onde algumas bodegas vêem e expõe seus vinhos para as pessoas degustarem.. Bodega del Centro é o nome da loja.

   Achei a proposta do evento interessante, haviam cinco vinícolas expondo seu produtos cada uma delas com três vinhos de distintos níveis: o primeiro sempre um vinho jovem e de baixo custo, normalmente o vinho de entrada da vinícola, depois um intermediario, e por final os grandes figurões.

   Não preciso dizer que fiquei na volta das "celebridades" e provei apenas um que outro dos vinhos de entrada...

As vinícolas presentes no evento foram:

  • Bodega el Esteco
  • Familia Bianchi
  • Finca Las Moras
  • Bodega Saurus
  • San Pedro de Yacochuya


  Como disse antes este post vai ser um pouco diferente, vou tentar destacar minhas impressões dos vinhos mas não da forma tradicional e sim mais superficialmente pois não pude tirar o tempo necessário para analisar em detalhe cada um dos vinhos. Começamos então...

Particular 2005 - Cabernet Sauvignon
Familia Bianchi





   Podemos começar dizendo que este foi o melhor da noite, não só na minha opinião mas como também de várias outras pessoas que comentei sobre este vinho. Poderia dizer que este vinho está no auge da sua vida, com aromas de baunilha,  madeira enfim um buquê fantástico que se comprova no sabor, um vinho que enche a boca e tem um final macio e doce. É perfeitamente equilibrado, um vinho excelente! Comprei duas garrafas deste e me "regalaram" a terceira.


San Pedro de Yacochuya - 2008
Bodega San Pedro de Yacochuya





   Não é o vinho top festa vinícola até então desconhecida para mim. Um vinho leve e frutado que fica um tanto quanto apagado se comparado aos vinhos de mais alta gama que experimentamos na Cata, mas mesmo assim, um bom vinho. Um corte d85% Malbec. 15% Cabernet Sauvignon muito equilibrado.



Yacochuya - Malbec 2007
Bodega San Pedro de Yacochuya





   Um ótimo vinho,  Malbec com letras maiúsculas, é o " Gran Reserva" desta vinícola e se mostrou com todo o potencial para estar nesta classificação. Vinho encorpado, com aromas muito atrativos e um final de boca muito, muito bom. Não comprei nenhuma garrafa deste pois no final já tinha estourado o meu orçamento mas está na lista das próximas aquisições.


Ciclos Icono - 2009
Bodega el Esteco




   Na minha opinião o medalha de bronze da noite, vinho de corte (Cabernet Sauvignon 45%; Malbec 38% e Syrah 17%) bastante fruta e madeira presente, com uma complexidade de aroma e boca muito interessantes, com final doce na boca. Comprei uma garrafa e na promoção ganhei outra!

Gran Syrah 2009
Finca las Moras





   Um Syrah na maior expressão da cepa, aroma intenso de frutas, e potente ao mesmo tempo, um ótimo vinho recomendo e muito! Foi o primeiro grande vinho que tomei da Finca las Moras, bodega esta que até então eu conhecia por vinhos mais simples, jovens e baratos. Na minha avaliação foi o segundo lugar da noite perdendo somente para o Particular da Familia Bianchi, mas com certeza foi a melhor surpresa da Cata.



Preços: todos os vinhos que comprei estavam na faixa dos $150,00 Pesos Argentinos. Vou pesquisar a disponibilidade dos mesmos no Brasil e aviso vocês onde comprar...


Degustados por: Alexandre Frio

PS: desculpem algumas fotos não muito boas, mas estava sem minha máquina fotográfica. Fotos do iPad.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante as colocações dos vinhos...os dois primeiros lugares assim como tu mencionou...devem ser realmente muito bons. Me gustaria mucho probarlos...besos

    ResponderExcluir
  2. Estou curioso dos "ciclos" segunda vez que aparecem no blog... No momento estou no Rio em Congresso por isso ando degustando apenas chopps... Mas na semana passada tomei um sauvignon blanc La Flor da Pulenta, ainda não craque em brancos mesmo assim recomendo.

    ResponderExcluir