A explicação para o formato exótico da rolha dos espumantes, que lembra a de um cogumelo (do tipo champignon) é que a rolha desenvolve essa forma devido a absorção do dióxido de carbono contido na garrafa. A pressão dentro de uma garrafa de vinho espumante é de 6 a 8 bars (bastante superior a do pneu do seu carro), o que torna seu ambiente interno muito diferente de uma garrafa de vinho tranquilo.
A construção da rolha dos espumantes, com discos de cortiça maciça em sua parte inferior é mais elástica do que a parcela superior feita em cortiça granulada, absorvendo assim mais CO2 e se expandindo muito mais do que parte granulada, deixando assim após aberta a forma de champignon que conhecemos.
Se colocarmos um vinho tranquilo numa garrafa de espumante com sua rolha especial, nunca encontraremos a forma de cogumelo ao abrir a garrafa. Esse fenômeno tem implicações práticas no armazenamento ideal dos vinhos espumantes e a melhor forma de otimizá-lo é guardar as garrafas de espumantes na vertical (de pé), ao contrário do que é recomendado para outros vinhos