domingo, 23 de fevereiro de 2014

Interessante: Desvendando o formato da rolha do Champagne!



     A explicação para o formato exótico da rolha dos espumantes, que lembra a de um cogumelo (do tipo champignon) é que a rolha desenvolve essa forma devido a absorção do dióxido de carbono contido na garrafa. A pressão dentro de uma garrafa de vinho espumante é de 6 a 8 bars (bastante superior a do pneu do seu carro), o que torna seu ambiente interno muito diferente de uma garrafa de vinho tranquilo.

      A construção da rolha dos espumantes, com discos de cortiça maciça em sua parte inferior é mais elástica do que a parcela superior feita em cortiça granulada, absorvendo assim mais CO2 e se expandindo muito mais do que parte granulada, deixando assim após aberta a forma de champignon que conhecemos.

      Se colocarmos um vinho tranquilo numa garrafa de espumante com sua rolha especial, nunca encontraremos a forma de cogumelo ao abrir a garrafa. Esse fenômeno tem implicações práticas no armazenamento ideal dos vinhos espumantes e a melhor forma de otimizá-lo é guardar as garrafas de espumantes na vertical (de pé), ao contrário do que é recomendado para outros vinhos

Pinot Noir, treinando para a Borgonha...

Salentein Reserve Pinot Noir - 2011
Bodegas Salentein



     Amigos, em abril próximo terei a oportunidade, junto com minha mulher Raquel, de visitar duas importantes regiões vinícolas da França a Bourgogne & Champagne. Esta primeira é o berço dos melhores Pinots do mundo, e tratando de me preparar para a viagem vamos fazer um intensivo nesta cepa começando por um Pinot Mendocino. Muito bem servido e acompanhado do nosso novo mascote Pierre.

Vamos aos fatos.
Cor: vermelho rubi opaco, característico dos Pinots. Excelente limpidez,e muito atrativo aos olhos. Bastante diferente dos vinhos que estamos acostumados a degustar com cores intensas.

Aroma: aroma de frutas vermelhas, flores, notas do carvalho aparecem discretas como alguma nota de couro no final.

Boca: um vinho de corpo médio e fácil de beber, retrogosto frutado e boa permanência. Recomendo!

Pontuação: 85 pts

Saludos e bons vinhos

Degustado por: Alexandre Frio

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Gran Reserva Patagônico

Del Fin Del Mundo - Gran Reserva 2006
Del Fin del Mundo



     Amigos, este Gran Reserva da bodega Del Fin Del Mundo já passou o seu auge, se alguém possui uma garrafa deste 2006 sugiro tomar logo. Um vinho evoluido mas ainda aporta muito... fica melhor se passado por um decanter.

Vamos aos fatos.
Cor: com sua cor já bastante evoluída e mas sem opacidade tons de vermelho sangue seco e amarronzado nas bordas, denunciando a idade. Gosto de vinhos com essa característica de cor.

Aroma: no aroma a evolução também é evidente, notas de fruta passa, muita complexidade, madeira bastante evidente com notas de couro.

Boca: um vinho de corpo médio apesar da idade, pode ter perdido a tua potência devido ao tempo mas ainda continua redondo.

Pontuação: 85 pts

Saludos e bons vinhos

Degustado por: Alexandre Frio

Pensando sobre a pontuação dos vinhos...

Amigos, depois de um tempo sem muito escrever no blog, voltamos com força total para 2014 e já começo com um assunto polêmico. Pontuar ou não os vinhos?



      Faz um tempo que esse tema me incomoda um pouco e tenho vontade de escrever sobre pontuação de vinhos. Comecei faz um tempo a pontuar os vinhos tentando transmitir em números a minha opinião sobre cada vinho que tomo, acontece que o vinho é uma bebida muito complexa e uma avaliação depende muito de vários fatores como: temperatura de serviço, da harmonização com o que se vai comer e principalmente de como estamos em termos de físico e espírito no dia que provamos o vinho.

     Estive revisando algumas pontuações antigas, e vi vinhos com pontos demais ou de menos na minha opinião hoje. Isso me incomodou um pouco pois senti que não vinha fazendo avaliações justas e posso ter prejudicado algum vinho e super valorizado outro, mas imediatamente entendi que cada pontuação que dou depende do entorno que estou inserido quando provo os vinhos. Me tranquilizei ao pensar assim, porque sempre tento fazer a melhor avaliação possível dos vinhos que provo, e compartilho com os amigos para que possam saber o que pensei/percebi sobre o vinho e quem sabe dar boas dicas.

   Tento dizer com este pequeno relato é que não tenho pretensão de ser um formador de opinião sobre vinhos. Vejo que ainda tenho muito o que aprender, e mais importante que avaliar os vinhos é poder degustar e aproveitar o momento... bons momentos ajudam nos pontos com certeza, mas o mais importante é sentir prazer a cada gole! Isso é o que devemos levar na memória depois de uma bela garrafa de vinho.

    Continuarei deixando registrada minha humilde opinião e conto com os amigos para fomentar cada vez mais o debate sobre esta bebida maravilhosa.

Saludos e bons vinhos...
Alexandre Frio