domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pensando sobre a pontuação dos vinhos...

Amigos, depois de um tempo sem muito escrever no blog, voltamos com força total para 2014 e já começo com um assunto polêmico. Pontuar ou não os vinhos?



      Faz um tempo que esse tema me incomoda um pouco e tenho vontade de escrever sobre pontuação de vinhos. Comecei faz um tempo a pontuar os vinhos tentando transmitir em números a minha opinião sobre cada vinho que tomo, acontece que o vinho é uma bebida muito complexa e uma avaliação depende muito de vários fatores como: temperatura de serviço, da harmonização com o que se vai comer e principalmente de como estamos em termos de físico e espírito no dia que provamos o vinho.

     Estive revisando algumas pontuações antigas, e vi vinhos com pontos demais ou de menos na minha opinião hoje. Isso me incomodou um pouco pois senti que não vinha fazendo avaliações justas e posso ter prejudicado algum vinho e super valorizado outro, mas imediatamente entendi que cada pontuação que dou depende do entorno que estou inserido quando provo os vinhos. Me tranquilizei ao pensar assim, porque sempre tento fazer a melhor avaliação possível dos vinhos que provo, e compartilho com os amigos para que possam saber o que pensei/percebi sobre o vinho e quem sabe dar boas dicas.

   Tento dizer com este pequeno relato é que não tenho pretensão de ser um formador de opinião sobre vinhos. Vejo que ainda tenho muito o que aprender, e mais importante que avaliar os vinhos é poder degustar e aproveitar o momento... bons momentos ajudam nos pontos com certeza, mas o mais importante é sentir prazer a cada gole! Isso é o que devemos levar na memória depois de uma bela garrafa de vinho.

    Continuarei deixando registrada minha humilde opinião e conto com os amigos para fomentar cada vez mais o debate sobre esta bebida maravilhosa.

Saludos e bons vinhos...
Alexandre Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário