domingo, 23 de fevereiro de 2014

Interessante: Desvendando o formato da rolha do Champagne!



     A explicação para o formato exótico da rolha dos espumantes, que lembra a de um cogumelo (do tipo champignon) é que a rolha desenvolve essa forma devido a absorção do dióxido de carbono contido na garrafa. A pressão dentro de uma garrafa de vinho espumante é de 6 a 8 bars (bastante superior a do pneu do seu carro), o que torna seu ambiente interno muito diferente de uma garrafa de vinho tranquilo.

      A construção da rolha dos espumantes, com discos de cortiça maciça em sua parte inferior é mais elástica do que a parcela superior feita em cortiça granulada, absorvendo assim mais CO2 e se expandindo muito mais do que parte granulada, deixando assim após aberta a forma de champignon que conhecemos.

      Se colocarmos um vinho tranquilo numa garrafa de espumante com sua rolha especial, nunca encontraremos a forma de cogumelo ao abrir a garrafa. Esse fenômeno tem implicações práticas no armazenamento ideal dos vinhos espumantes e a melhor forma de otimizá-lo é guardar as garrafas de espumantes na vertical (de pé), ao contrário do que é recomendado para outros vinhos

2 comentários:

  1. Bem interessante! Eu sabia da parte da pressão, mas o disco de cortiça que vem na parte de baixo da rolha é algo que ninguém repara.
    Abraço,

    Alessandra Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra... obrigado pelo comentário... estive no teu blog (agora site) muito bom... qunado li esta dos discos também me surpreendi.

      abraços e parabéns pelo teu blog.

      Alexandre Frio

      Excluir