Amigos,
Na ultima terça-feira, tive o privilégio de participar de uma degustação da vinícola Aracurí. O evento ocorreu na cidade de Montenegro, e teve organização do meu amigo e enófilo José Castro Pinto ( Zezé).
Nesta oportunidade a enóloga da Aracurí, Paula Guerra Schenato, nos apresentou a linha completa da vinícola e tivemos a oportunidade de degustar 7 vinhos, sendo eles: 2 espumantes (um produzido pelo método charmat e outro champanoise), 2 brancos e 3 tintos.
Espumantes:
O primeiro espumante degustado foi um charmat feito 100% de Chardonay, bastante equilibrado e fresco
Logo após um excelente Blanc de Noir feito 100% de Pinot Noir vinificado em branco pelo método tradicional, uma surpresa muito interessante
Brancos:
O primeiro Chardonay se apresentou com uma doçura impressionante e com um toque de madeira que conferiu um charme especial ao vinho.
O Sauvignon Blanc com muita expressão do varietal diferente de tudo que provei em termos de Sauvignon Blanc nacionais, uma mineralidade no paladar e aromas herbáceos.
Tintos
Dentro dos tintos destaco o Collector, um cabernet sauvignon com passagem em barrica (12 meses 70% do volume) e boa acidez, mostra potencial de guarda mas já está em ótimo estado de evolução.
A vinícola Aracurí fica no município de Muitos Capões (próximo a cidade de Vacaria) nos Campos de Cima da Serra e possui atualmente 10 hectares plantados a uma altitude de 960 metros sobre o nível do mar.
Esse novo terroir brasileiro me surpreendeu e acredito que temos uma grande promessa para vinhos de guarda, devido a alta acidez obtida nos vinhos desta região. Recomendo aos enófilos de plantão buscarem vinhos desta região, é muito diferente do que estamos acostumados das outras regiões do Brasil.
Mais informações sobre os vinhos e sobre a vinícola no site: http://www.aracuri.com.br/
Saludos e bons vinhos
Alexandre Frio
Nenhum comentário:
Postar um comentário