quinta-feira, 30 de outubro de 2014

França recupera topo do ranking de fabricante de vinho após o mau tempo que atinge a colheita da Itália

   


     França recuperou o seu assento como o maior produtor de vinho do mundo em 2014, superando a principal concorrente - a Itália, devido a má colheita realizada neste ano. A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), anunciou na última quinta-feira esta nova tomada de posição francesa.

     A França, que foi ultrapassado em produção pela Itália há dois anos, produziu 46,2 milhões de hectolitros de vinho este ano, um aumento de 10 por cento do ano passado, disse que a OIV.

     Este ano, foi cerca de 2 milhões de hectolitros acima da produção da Itália, que caiu 15 por cento, para 44,4 milhões de hectolitros, após excepcional mau tempo em grande parte do seu território de produção de vinho.

    A Espanha é o terceiro maior produtor deste ano, com saída a 37 milhões de hectolitros, uma queda de 19 por cento da sua produção recorde de mais de 45,6 milhões visto em 2013.

   Nos Estados Unidos, o quarto maior produtor de vinho do mundo, a produção caiu 4 por cento, para 22,5 milhões de hectolitros, em comparação com o ano passado, depois de um terremoto em agosto e mau tempo no mês passado na Califórnia.

     Os grandes produtores da Bulgária e da Romênia viram seu mergulho de saída em 30 por cento e 20 por cento ano-a-ano, respectivamente, tendo sofrido condições meteorológicas particularmente adversas.

   A OIV disse que a produção total de vinho mundial caiu 6 por cento, para 271 milhões de hectolitros em 2014 em comparação a 2013.

    OIV não deu previsões de consumo definitivos para 2014, mas disse que as tendências iniciais apontavam para cerca de 243 milhões de hectolitros, o que deve ser suficiente para atender às necessidades industriais e do consumidor. Estes incluem destilados e vinagre.

Fonte: Adega24

Nenhum comentário:

Postar um comentário