terça-feira, 21 de outubro de 2014

Viagem a França: Champagne parte 04 – Visita na Veuve Clicquot



Amigos, ando afastado do blog por motivos de trabalho e peço desculpa aqueles que costumam acompanhar o blog. Vou me esforçar para voltar ao ritmo. 

Continuando nossa maratona pela Região da Champagne, fomos visitar a Veuve Clicquot em Reims, famosa mundialmente e bastante presente no Brasil.

Em primeiro lugar as caves da Veuve Clicquot são um show a parte nos seus 24km de galerias nos subterrâneos da cidade com um formato piramidal espetacular.



A visita é muito rica em detalhes sobre a história desta casa de champagne fundada em 1772 que originalmente produzia vinhos tranquilos, um certo dia seu fundador Philippe Clicquot-Muiron resolve enviar para alguns clientes na Itália (como cortesia) algumas caixas de  um vinho espumante que ele começara a produzir. Podemos imaginar que as borbulhas caíram no gosto dos clientes e em pouco tempo a demanda de champagne superou muito a de vinhos e hoje a casa somente produz champagnes.



A história da Famosa Madame Veuve Clicquot é muito interessante e longa, por isso deixo aqui o link do site para que vocês possam ler, mas um detalhe interessante é que ela assumiu a vinícola em 1805 aos 27 anos após a morte prematura de seu marido. O sogro  queria vender a vinícola mas com ajuda do pai (banqueiro influente e prefeito de Reims) ela convence o sogro a deixar a empresa a cargo dela. Depois de alguns anos de péssimas safras em 1810 uma colheita espetacular, a Madame Clicquot cria o primeiro Champagne Vintage. Esta foi apenas uma das inúmeras colaborações da Madame Clicquot para a produção do champagne.



Voltando ao que interessa, ao final da visita degustamos o Champagne La Grande Dame, vintage 2004 e o espumante da primeira linha da casa (custa mais de 100 euros por isso ficamos somente na degustação). Posso afirmar que foi o melhor  champagne que provei na viagem, com uma riqueza de aromas simplesmente espetacular, desde notas de levedura e pão á frutas tropicais como pêssego uma experiência inesquecível.



Saludos e Bons vinhos

Alexandre Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário