domingo, 17 de fevereiro de 2013

Estréia... vinhos de sobremesa!

Vinho Branco Licoroso Doce
Vinícola Perini



   Amigos, este vinho doce ganhei de presente do meu primo Tiago Daltoé que além de grande apreciador de vinhos é também um bom cozinheiro e para sobreviver faz um bico como médico! Fica minha sugestão para o seu blog de culinária: www.puntomenos.blogspot.com
  Ele me presenteou este vinho no ultimo natal e estou me ensaiando a tempos para postar este vinho de sobremesa (modalidade de vinhos que pouco me aventurei até hoje). Quando me "regalou" o vinho me disse: "...esse é para estreiar os vinhos de sobremesa no teu blog", bom aqui estamos.
  Esta estréia de vinhos de sobremesa já começa em grande estilo, pois este vinho foi premiado em um concurso internacional como um dos 10 melhores vinhos do mundo na sua categoria, veja abaixo a notícia e mais infomações no site da Casa Perini:
http://www.vinicolaperini.com.br/loja/Noticias/Arquivo/7/2012/Pagina/2




"Vinho licoroso da Perini ganha medalha de ouro e fica entre os 10 melhores moscatéis do mundo

O vinho branco Perini Licoroso ganhou a única medalha de ouro do Brasil na 11ª edição do Concurso Internacional Muscat du Monde, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho em Frontignan La Peyrade, no Sul da França. O rótulo da Vinícola Perini ainda foi listado entre os 10 melhores moscatéis do mundo. “É um reconhecimento e tanto para a Perini neste que é o mais prestigiado concurso de avaliação de rótulos moscatéis de todo o mundo”, avalia o diretor-presidente da vinícola, Benildo Perini.

O moscatel Perini Aquarela, elaborado pelo método Asti, conquistou a medalha de prata, ao lado de outros quatro rótulos brasileiros.  O concurso organizado pelo Fórum de Enologia foi disputado por 210 vinhos de 23 países. O júri de 55 especialistas de diversas nacionalidades, sendo 45% franceses, conferiu medalhas a apenas 33% dos rótulos inscritos. Foram 25 medalhas de ouro e 49 de prata entregues aos participantes.
Terra do moscatel

Farroupilha, na Serra Gaúcha, ao lado de Caxias do Sul, é o maior produtor de uvas moscatéis do País. Conforme dados da safra de 2011 da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), foram produzidos 7,7 milhões de quilos de moscato branco no município, perfazendo 46% do total do Rio Grande do Sul, que somou 16,7 milhões de quilos. Segundo o presidente da Afavin, Tiago Tonini, na safra de 2010, Farroupilha produziu 3,6 milhões de quilos de moscato branco, 42% do total gaúcho, que foi de 8,5 milhões de quilos na safra passada. Em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a Afavin e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) buscam a Indicação Geográfica (IG) dos vinhos da região, tendo em vista especialmente a produção de espumantes e vinhos moscatéis. Em 2008, a entidade deu a largada em estudos para delimitação do território da IG."

Cor: de uma amarelo dourado muito vivo e com uma limpidez e brilho impressionantes.

Aroma: aroma de flores, mel e fruta como melão e butiá. Um toque de abacaxi em calda, um verdadeiro festival para os sentidos.

Boca: um vinho suave apesar dos seus 16,5% de alcool, com uma doçura que enche a boca mas não chega a ser repunante. Excelente sobremesa depois de um almoço com carne ao forno.

Percepção: um vinho ótimo na sua categoria de sobremesa, como mencionei anteriormente não tenho grande experiência na área dos vinhos licorosos, mas tenho a legítima impressão que comecei com o pé direito e espero ter sido justo nesta avaliação.

Preço/onde comprar: como recebi de presente o vinho desconheço o preço (e nem fui pesquisar) mas com certeza se encontra facilmente nos melhores supermercados e vinotecas do Brasil, além claro na própria vinícola.

Degustado por: Alexandre & Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário