segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vinhos Brasileiros na Europa





   Amigos em recente viagem de trabalho tive oportunidade de passar 1 dia em Frankfurt na Alemanha, até ai tudo bem parte do itinerário, minha surpresa foi ver em uma loja (Galeria Kaufhof) uma bandeirinha do Brasil no canto das bebidas. Me acerquei e o que vejo?? Vinhos Gaúchos para degustação... Me alegrei bastante de ver que estamos exportando vinhos para este tipo de mercado. O mercado alemão de vinhos (diferente que muitos podem pensar) é muito grande e exigente. Alguns números interessantes cuja a fonte é o Wine Institute: 
http://www.wineinstitute.org/files/2010_Per_Capita_Wine_Consumption_by_Country.pdf





  A Alemanha está entre os maiores consumidores de vinhos (per capta) do mundo, em 19º lugar fica na frente de países como Argentina, Reino Unido, Chile e USA. Outro dado interessante é que a Alemanha está entre os 10 maiores produtores, exportadores e importadores de vinhos do mundo. Interessante para quem pensava que o alemão era o povo da cerveja!!!
  Os vinhos mais famosos da Alemanha com certeza são os brancos: Rieslings e Gewurztraminers... 
  Um ponto que chama atenção é o preço. Não vou comentar sobre os isso (podem ver nas fotos), mas é um ponto para se pensar... Como os vinhos podem cruzar o Atlântico e custar aproximadamente o mesmo que aqui no Brasil (ou menos)?? Impostos?? Ou realmente um mercado interno que está aceitando vinhos mais caros... deixo o ponto em aberto...

Um abraço e bons vinhos!
Alexandre Frio



Nenhum comentário:

Postar um comentário