Hoje 22/10 é o dia do enólogo. Deixo aqui meus sinceros parabéns a estes profissionais que trabalham muito para que possamos desfrutar desta bebida tão complexa e maravilhosa.
Uma definição formal para o enólogo que encontrei é:
O Enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho, espumante, suco, brandy ou graspa. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que vende. A degustação de vinhos no processo de elaboração e no produto final, são fundamentais para o Enólogo, pois é nestas etapas, que são avaliados as características fisico-químicas que o vinho possui, ou poderá possuir. Desta forma, o profissional é capaz de decidir quais escolhas devem ser tomadas para melhorar o produto.
É uma bela definição, mas para mim é mais simples: Enólogos são artistas onde a matéria-prima é a uva, que está viva, se fermenta para chegar ao estado de obra prima! Mas se não apreciarmos logo pode se deteriorar...
Na categoria de enófilo deixo aqui minha homenagem, acredito que a frase abaixo ilustra bem a diferença de um enólogo e enófilo.
“Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho” (de Luiz Groff).
Saludos e bons vinhos!
Alexandre Frio
Nenhum comentário:
Postar um comentário