sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vinho degustado em família!

Miolo Lote 43 - 2011
Miolo Wine Group




      Amigos, este vinho é bastante especial pois foi degustado na compania do meu pai e de minha família. Em abril estivemos visitando o vale dos vinhedos em Bento Gonçalves e passando pela Vinícola Miolo meu pai teve a oportunidade de provar este vinho, e de tanto que gostou cometeu uma pequena estravagância e comprou uma caixa. Degustamos o mesmo em Junho, e entendemos que temos o vinho tem um potencial de envelhecimento e evolução que vamos ir provando a cada ano uma destas garrafas e ver como evolui.




Abaixo um pouco de história sobre este ícone do vinho Brasileiro:



O Miolo Lote 43 é uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família, que chegou ao Sul do Brasil no ano de 1897, na região em que hoje está localizado o belo Vale dos Vinhedos. O vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Sua elaboração adapta o conceito do "cru", que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada, ao Lote 43 em relação ao Vale dos Vinhedos, reconhecimento por elaborar vinhos de excelente qualidade.
Este espaço chamado de Lote 43 reflete o conceito do terroir a perfeita combinação entre solo, o clima, a casta e o homem. Nele foram cultivadas as uvas utilizadas na elaboração deste vinho.
O Miolo Lote 43 é produzido com os vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon, reunidos em um corte harmônico selecionados pelo enólogo da família, Adriano Miolo.
Envelhecido em barricas novas de carvalho Francês e americano, o vinho repousa nas cavas subterrâneas da Vinicola Miolo, no Vale dos Vinhedos. A produção deste vinho é limitada e todas as garrafas são numeradas.
Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, a Miolo, através do Lote 43, lança seu "ícone", e ao mesmo tempo ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produtor de vinhos de alta qualidade.
Vamos aos fatos:

Cor: vermelho rubi intenso, com uma presença de lagrimas lentas e em grande quantidade. Linha d'água não muito evidente e um vermelho vivo na borda denunciando a juventude.

Aroma: fruta madura, notas de defumado e pão tostado, caramelo e açúcar queimado, uma grande complexidade de aromas, e muito chamativo ao olfato.

Boca: ataque doce e amável, com grande vivacidade. A fruta se expressa muito bem em boca e tem uma permanência impressionante.


Pontuação: 91 pts

Saludos e bons vinhos

Degustado por: Alexandre Frio e família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário