domingo, 28 de outubro de 2012

Chile x Argentina!


Morandé Gran Reserva - Cabernet Sauvignon 2010
Bodega Viña Morandé

Escorihuela Gascón - Malbec 2009
Bodega Ecorihuela Gascón





    Em recente visita a cidade de Horizontina, onde trabalhei por mais de 6 anos e é cidade natal da Raquel, estivemos visitando o Eduardo e a Milena (Milena minha cunhada, irmã da Raquel).  Nestes dias tive a oportunidade de degustar 2 vinhos juntamente com meu amigo (e concunhado) Eduardo. Com minha recente adesão ao mundo dos blogs ele me convidou à degustarmos dois vinhos de sua adega e juntos tentamos aqui colocar nossas impressões sobre os vinhos.

Morandé Gran Reserva - Cabernet Sauvignon 2010
Bodega Viña Morandé


Cor: vermelho intenso com tons violáceos nas bordas. Bonita cor e com brilho muito atrativo.


Aroma: madeira bastante presente mas não a ponto de ser defeito. Aromas de especiarias, notas doces de frutas cristalizadas, depois de um tempo evoluiu para um aroma de frutas negras.

Boca: Acidez acentuada no início, suavisou depois mas continuou acima do desejado. Pouca adstingência e taninos moderados. Final de boca deixou a desejar.

Percepção: é vinho bom, com cor e aroma que prometiam mais no sabor do que verdadeiramente pudemos encontrar. Esperava mais em termos de boca deste chileno, não é o vinho que eu esperava, mas ainda um bom vinho. Procurei em outros blogs e as percepções de sabor para outros colegas blogueiros foram melhores que eu encontrei, talvez a garrafa não estivesse 100%, ainda vou provar outro para ver se confirmo minhas percepções.

Preço/onde comprar: como o vinho foi degustado a convite do Eduardo então eu não deveria entrar nos detalhes de custo mas ele me disse que pagou aproximadamente $13,00 dólares nos free shops de Rivera. Verifiquei na internet e encontrei um preço de R$79,00 no varanda.com.br, mas não pude identificar a safra. Eu não pagaria no Brasil mais de R$40 ~ R$45,


Escorihuela Gascón - Malbec 2009
Bodega Ecorihuela Gascón

Cor: vermelho violáceo muito atrativo, bem característico do Malbec.
Aroma: bem frutado, frutas vermelhas com notas de frutas cítricas. O carvalho não ficou evidente mas deu notas de epeciarias ao vinho. Também foi possível perceber algo de anis.
Boca: um vinho muito agradável, macio no final de boca com taninos bem equilibrados, fruta bastante presente também no sabor.
Percepção: é um bom vinho, com um final de boca muito bom mesmo. Vinho que eu diria não ser para o dia-a-dia, mas também nenhum "figurão" algo intermediário. Recomendo dependendo do preço pois não pagaria muito por este vinho
Preço/onde comprar: no mesmo caso do chileno degustado neste post esse Argentino foi comprado pelo Eduardo por volta de $13,00 dólares. Encotrei na loja grancru.com.br por R$49. Acho que seria justo pagar no máximo R$35 ~R$40.
Degustado por: Alexandre & Eduardo.

2 comentários:

  1. dá-lhe camarada de copo...
    tchê to achando que estás sendo um tanto parcial pro lado dos hermanos..deve ser a convivência...ehehe..o malbec da escorihuela tenho tomado seguido..é um dos que temos na carta da peña..o outro nunca ví nem comí só ouço falar...
    agora to degustanto em espumante feto em garibaldi por um vinhateiro..branco de 5 tintas: pinot,malbec,cab.sauv.,cab.franc e carmenere..12 meses de autolise método artesanal..chama-se INUSITADO é condiz com o rótulo,numa próxima vinda tuacom tempo podemos combina uma visita nesse vinhateiro pra conhecer os caldos dele...
    saludos
    Zz
    ps: to pensando num nome pro meu blogue..q tal vinhos de porta malas...eheh e dê-lhe xibo..

    ResponderExcluir
  2. Pois olha por mais que eu esteja bastante próximo dos vinos Argentinos estou sendo 100% imparcial... Afinal de contas, o objetivo do blog é experimentar... Vinhos de porta mala é ideal pra ti, registra logo e vamos blogar! Saludos

    ResponderExcluir