sábado, 20 de outubro de 2012

Torrontés o branco emblemático da Argentina...

Ciclos Torrontés 2011
Bodega El Esteco


      Amigos, este branco eu comprei em uma Bodega aqui de Rosario, e com a proximidade do verão e temperaturas mais quentes, um branco leve e frutado é sempre uma boa pedida. Desta vez além da  publicação habitual das minhas impressões sobre o vinho degustado vou adicionar aqui um pouco mais de informação sobre essa cepa branca ainda pouco conhecida no Brasil a Torrontés.
O texto abaixo são frações extraidas do site: http://www.winesofargentina.org

TORRONTÉS

     Na Argentina existem três tipos de Torrontés: o mendocino e o sanjuanino, mais aptos para o consumo em fresco; e o riojano, que é o mais cultivado e aquele que expressa as melhores qualidades para a elaboração de vinhos finos, muito frutados e ao mesmo tempo secos. Este último já recebeu vários galardões internacionais.
     O surgimento da Torrontés, atual cepa emblemática argentina para os vinhos brancos, foi possível pelo cruzamento genético de duas variedades incorporadas durante o longo período colonial: uva preta e moscatel de Alejandria ou uva da Itália, antecessoras do Torrontés (Agüero, 2003). A identificação desta nova cepa foi um processo complexo e acidentado. No início, a Torrontés conviveu misturada com outras cepas, sem que os viticultores notassem que era um vinhedo diferente.
     Das três variantes de Torrontés (mendocina, sanjuanina e riojana), a mais importante é a Torrontés riojana, pois é a única uva criolla originada na América, de alto valor enológico e relevância comercial que conseguiu um notável reconhecimento no mercado, constituindo a segunda exportação de vinhos brancos da Argentina.

Cor: amarelo dourado claro, bem claro. Dependendo da luz ele pode ter aspectos esverdiados.

Aroma: aroma de frutas cítricas, lembra abacaxi. Tem notas florais bem presentes (característica da cepa).

Boca: vinho leve e refrescante, acidez moderada. Como no aroma, um sabor bem frutado e ideal para o verão Rosarino que me espera. Adocicado como deve ser a torrontés, fácil de beber

Percepção: Um bom vinho, esperava mais pela propaganda que me fez o amigo da Bodega Del Centro (onde comprei esse vinho aqui em Rosário), mas mesmo assim um bom vinho, talvez criei muita espectativa, mas depois de tomar 2 taças e refletir sobre ele eu recomendo sim uma boa compra. 

Preço/onde comprar: Como disse paguei $50,00 pesos Argentinos, e não encontrei no Brasil algum lugar que venda, se alguém souber por favor avise, pois recomendo. Preço justo.

Degustado por: Alexandre Frio

8 comentários:

  1. Filho, o blog tá ótimo, mas tens que caprichar nas fotos, tomamos uns brancos ontem, seis... O la linda vignonier foi o campeão.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Atendendo a pedidos... Uma foto com detalhes do rótulo! Sem desmerecer o artistico da Rke na foto anterior com o Rio Paraná ao fundo. Abraço.

    La Linda, good wine!

    ResponderExcluir
  3. bem de bem!!! ainda não achei um torrontes que relamente me agradasse....vai provando e passando as dicas...
    saludos
    Zz

    ResponderExcluir
  4. Agora sim posso procurar a mesma garrafa, lembra aquele Africano que te falei o RAKA?? Parece que o "tio paulo" vai conseguir uma caixa e vai rachar comigo, uns 70 pilas cada, paguei 99 no restaurante, se ele conseguir mesmo vou pegar só no final do ano e posso colocar um no jogo se te interessar... mandei "ótima" dica no mail
    abraço meu velho

    ResponderExcluir
  5. Reserva um dos Raka pra mim.... To dentro!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Um vino em minha homenagem...ameiii...!!!! O blog está diiiimais

    ResponderExcluir