segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Descoberta de Flores da Cunha

Salvattore Cabernet Sauvignon 2005
Vinícola Salvador - Flores da Cunha, RS

    Como diz o título deste post, uma Descoberta de Flores da Cunha! Já ouvi falar bastante sobre os vinhos dos Altos Montes da região de Flores da Cunha, por amigos revistas etc... Mas a verdade é que experimentei poucos vinhos da região até hoje, e nos poucos que tomei, a maioria não me chamou a atenção. Mas este vinho me surpreendeu positivamente e digo porque: como poderão perceber no tópico preço/onde comprar esse vinho eu não comprei e sim ganhei de um amigo de São Sebastião do Cai, o "Fera" como é conhecido, também conhecido por poucos como Alexandre Oderich.
   Em uma das nossa noites de "degustação moderada" de vinhos, já a quase um ano atrás ao final este meu "tocaio" me presenteou com esse vinho e deu uma garrafa para outro amigo nosso o Zezé (que logo vão ouvir falar dele aqui nesse blog) que honestamente não lembro qual era a história por trás das garrafas (mas tinha uma história).
   Guardei esse vinho por um bom tempo e resolvi ver o que essa garrafa estava escondendo... resultado foi um belo vinho muito fácil de tomar e com sabor que mostrava estar no auge da sua evolução.
Cor: vermelho telha, bem puxado ao marrom, com uma coroa alaranjada bem evidente da sua idade....
Aroma: intenso de frutas negras passas, pimentas, notas de madeira e tabaco, com final adocicado de frutas cristalizadas, e como muito bem relatou a Raquel um aroma de chocolate meio amargo.
Boca: macio no início, com final de boca muito bom (difícil de descrever na verdade), adstringência moderada, e notas doces muito presentes como no aroma. Acompanhou bem uma carne e depois do almoço pela sua doçura podemos continuar degustando sem sentir falta do acompanhamento.
Percepção: Está entre bom e muito bom, e por ser um vinho já de certa idade da Serra Gaúcha surpreendeu por sua alta qualidade mesmo com o passar dos anos.
Preço/onde comprar: este vinho não sei quanto custou pois foi presente como comentei anteriormente, mas encontrei na internet em um site a safra 2010 por R$24,00. Muito justo o preço se o nível for do 2005. O preço foi encontrado no site Vinhos & Sabores.

Degustado por: Alexandre Frio e Raquel Wichrowski

7 comentários:

  1. Um vinho de paladar muito interessante...e com um toque de doçura tanto no aroma como na boca...muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  2. hahahaha moro distantes 20 minutos de flores... se achar por aqui compro uma garrafa a mais e guardo pro amigo

    ResponderExcluir
  3. ah quero ver me explicar porque tem um galo no rótulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bah não me faz pergunta difícil... nem me lembro direito quando ganhei, imagina explicar o Galo...

      Excluir
  4. filho moro distantes 20 minutos e... não encontro esse vinho de jeito nenhum...
    faz o seguinte, entra no tal de google, clica em imagens e digita "flores da cunha galo"
    saludos

    ResponderExcluir
  5. Olá Amigos!
    Com muita felicidade é que agradeço a oportunidade que deram degustando este vinho. Juntamente com meu pai, Sr. Antonio Salvador, somos os enólogos responsáveis pela elaboração deste vinho. Um grande exemplar de uma safra destacada, limitado a um lote de 6.600 unidades. O substituto atual, safra 2010, também foi elaborado nas mesas quantidades. A linha Salvattore representa os vinhos da categoria reserva da vinícola. Será um enorme prazer recebe-los em nossa casa. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário Daniel... Agredeço por participar do blog, com certeza na minha próxima visita a região vamos visitar a sua vinícola. Atualmente moro na Argentina e por essa razão tenho degustado mais vinhos daqui do que de qualquer outra parte do mundo, mas é sempre um prazer descobrir um bom vinho gaúcho!
    Abraços

    ResponderExcluir