quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um blend muito interessante!

Cruz Alta Blend Reserve - 2009
Bodega La Rural


    Este blend é mais um vinho da Bodega La Rural aqui da Argentina. É um vinho muito interessante pois possui no seu corte 50% de Cabernet Sauvignon, 30% Malbec e 20% Merlot, com vinhedos de 15 anos para o Cabernet e Malbec e 4 anos para o Merlot. Além desse corte, que confere uma excelente complexidade ao vinho, 100% do corte passou em barrica de carvalho francês de 1º e 2º uso por 12 meses. Realmente me surpreendeu em todos os sentidos como poderão ver a seguir. Tive a oportunidade de visitar a Bodega La Rural em 2010 com minha mulher Raquel e recomendo os vinhos produzidos por esta casa.

Cor: vermelho intenso com tons violáceos dependendo da incidencia da luz, cor excelente muito atrativa.

Aroma: frutas vermelhas como morango, bem equilibradas com a madeira bem presente no aroma. Leve baunilha e no final notas de tabaco também podem ser percebidas. Assim como a cor, um aroma excelente e complexo.

Boca: um vinho forte, encorpado mas com acidez e adstringencia moderadas (diria que em um equilíbrio perfeito). Neste corte a La Rural  conseguiu combinar muito bem a estrutura do Cabernet com a fruta do Malbec. Em um primeiro momento o alcóol chega a esconder um pouco a fruta mas o final de boca é extremamente complexo deixando notas frutadas mescladas com a madeira. Com pouco tempo de garrafa aberta o excesso de alcóol sai e o vinho cresce.

Percepção: é um vinho muito bom, muito bom mesmo (não o avalio como um ótimo vinho por puro capricho). Conseguiu me surpreender, pois seu custo está bem abaixo Trumpeter Reserva, vinho da mesma bodega.

Preço/onde comprar: paguei exatos $45,08 Pesos Argentinos, excelente preço, diria que desde a criação deste humilde blog foi o que apresentou melhor custo/benefício. Procurei bastante e não encontrei nas lojas virtuais do Brasil, enviei uma mensagem para a Bodega perguntando se é exportado, assim que me responderem eu posto se é possível (ou não) comprar no Brasil.
Degustado por: Alexandre Frio

3 comentários:

  1. La Rural, grande programa... Para hoje teremos por aqui um Pinot Grigio - Las Perdizes. Já passaste por ele? Amanhã o leigo posta as impressões. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ALguma resposta sobre onde encontrar o Cruz Alta? Conheci na semana passada na Argentina e me encantei, porém também não tenho encontrado em lojas online! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, primeiramente obrigado por seguir o blog. Na verdade nunca vi este vinho a venda no Brasil, já tomei algumas vezes aqui na Argentina... Vou pesquisar mais um pouco e te aviso se encontrar. Abraços.

      Excluir